Embora tenha passado o dia numa formação para novos empregados do BIDMC (o chamado new employee orientation), que devo confessar foi uma autêntica seca, aprendi o quão importante é saber vender-mo-nos. Sim, aqui os americanos sabem "vender bem o peixe deles" e diga-se de passagem que nós portugueses devíamos aprender com eles estes simples gestos mas que no final de contas têm um grande efeito. Este programa consiste basicamente em dizer o quão bom é o hospital em que trabalhamos , em quão sortudos somos em podermos trabalhar nele, e aprendermos qual a filosofia de trabalho no hospital. Embora seja um hospital privado (como todos nos estados unidos), é sempre bom lembrar que o paciente tem de estar acima de tudo.
Claro que eu como sendo investigadora houve coisas que achei uma perda de tempo uma vez que não vou trabalhar directamente com doentes, mas há sempre coisas importantes de ouvir e de saber quando vamos para um novo local de trabalho, nomeadamente qual a estrutura orgânica qual a missão na sociedade, quais os direitos e deveres enquanto trabalhadores e por aí adiante.
E meus amigos mais importante que isto tudo e sinceramente até pode ser uma coisa sem que não valorizemos muito, mas se há coisa que eles não se fartaram de repetir é que têm orgulho nas pessoas que trabalham lá, e que estão muito orgulhosos dos novos trabalhadores e que têm a certeza que iremos fazer um grande trabalho. Pode não parecer importante à primeira vista, mas que sabe bem ouvir e aumenta-nos o ego, lá isso aumenta! Acredito que não há nada como reforços positivos para estimular a capacidade e a motivação para o trabalho.
Sinceramente acho que às vezes (nós portugueses) devíamos olhar um pouco para estas culturas e tirar o que de bom elas têm! Afinal de contas nada como palavras de incentivo e de apoio quando estamos a começar um novo trabalho!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário