domingo, 19 de janeiro de 2014

Somos bons porra, valorizem-nos!!

Não gosto de falar de politica, nem falar sobre assuntos que não domino, no entanto hoje vou abrir uma excepção, porque estou revoltada! 
Revoltada com o que se está a passar com a ciência em Portugal, revoltada com o que estão a fazer aos cientistas de Portugal e revoltada por estarmos a ser governados por pessoas sem escrúpulos nenhuns que só vêm cifrões à frente, mas que no entanto me parece que não sabem sequer fazer uma conta de somar 2+2.
Sempre defendi o meu país, e sempre achei que não era necessário sair de cá para fazer boa investigação. Sempre defendi que somos muito bons, que tínhamos o privilégio de ter uma educação pública de muito bom nível comparando com outros países quer da Europa quer do mundo inteiro. Fiz toda a minha formação (licenciatura e doutoramento), e não estou nada arrependida. Se sempre tive esta ideia, estes últimos meses pude comprová-lo, e ver com os meus próprios olhos que nós Portugueses somos bons profissionais e estamos lado a lado com os melhores. 
A única e grande diferença está apenas no investimento e na motivação que temos. Em Portugal ninguém nos dá valor cientistas ou investigadores, ninguém percebe a razão de existirmos e muitas pessoas acham ainda que somos apenas uma cambada de sonhadores que andam a brincar aos cientistas ás custas do dinheiro público. Ninguém percebe que é com ciência (e como ciência refiro-me a todas as áreas do conhecimento) que se cresce e que os países se desenvolvem. É com educação que podemos chegar mais longe e estar a competir lado a lado com os outros países que nós gostamos muito de nos compararmos, e não percebemos porque é que estamos tão mais subdesenvolvidos que eles!
Fico triste, desiludida e com vergonha do que andam a fazer e a destruir o grande avanço que levamos na última década em termos científicos!

Sem comentários:

Enviar um comentário