sábado, 30 de novembro de 2013

Um abre olhos

Eu sei que existe miséria, pessoas sem abrigo, pessoas com menos posses e que imensas dificuldades económicas. Eu sei isto e toda a gente sabe! Mas uma coisa é saber e outra é viver de perto com esta realidade.
Quinta-feira, 28 de Novembro de 2013, dia de acção de graças nos Estados Unidos. Onde é que acabei a almoçar por engano? Num almoço para pessoas carenciadas organizado por uma igreja local. Aconteceu por acaso ao entrar num restaurante para almoçar e não me aperceber que o mesmo estava apenas aberto para um evento de solidariedade, para todas as famílias carenciadas e pessoas sem abrigo, de modo a tentar tornar o dia de acção de graça um pouco mais familiar e mais alegre. Este é um dia em que a família se reúne. E quem não tem família? 
Pois é confesso que me custou estar sentada ao lado destas pessoas. Um senhor a comer o perú com a maior satisfação que se possa imaginar, olhar para a cara dele e ver que aquela era provavelmente a refeição da semana, cara e corpo de fome, e ali estava ele a aproveitar cada migalha de pão, cada bago de arroz. Fiquei mesmo muito incomodada, não por estar ali, mas por ver e sentir de perto os sentimentos destas pessoas. Incomodada por me sentir de pés e mão atacadas e não poder fazer nada. Incomodada por me andar sempre a queixar com problemas banais da vida, e ver que os meus problemas não são nada. Incomodada por não saber o que fazer perante uma realidade destas, aquela que eu sei que existe, mas que só agora puder ter a percepção dela. Senti-me muito pequenina perante tamanha realidade. Acabei com remorsos por ter a vida que tenho e não ajudar alguém.
Mas isto não aconteceu por acaso, aconteceu para me abrir os olhos, parar de me queixar de coisas sem importância nenhuma, dar valor ao que tenho e ás pessoas que me rodeiam. 
Aconteceu para perceber que se calhar está na hora de sair da minha zona de conforto e fazer alguma coisa para ajudar pessoas. 
Está na hora de abrir os olhos e encaram a realidade que me rodeia!

Sem comentários:

Enviar um comentário